sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dizias sempre que "Adeus" diz-se a quem morre, e eu nunca te disse "Adeus"


27 Agosto de 1995- Grande parte de mim morreu contigo avó.
29 de Agosto de 1995- Vi-te pela ultima vez...pedi-te que me levasses contigo, pedi tanto e tu não me escutavas mais.
Dói tanto, mas tanto...

Era noite, o meu bebe sorria no meu colo. A minha irmã (com 7 anos) veio na minha direcção e disse " A avó morreu". Respondi-lhe "Cala-te", virei-lhe as costas e segui noutra direcção. Atrás de mim ela dizia "É verdade, ligaram agora do hospital, a avó morreu". Continuei a fugir dela, queria recuar no tempo, não queria ouvi-la...não!

Não disse nada, não chorei, não acreditei. Deitei-me na cama e não conseguia dormir, estava tudo confuso. Não podia ser, quando acordasse tudo iria estar bem...Deixei que o meu marido adormecesse e cedi, deixei que as lágrimas rolassem quentes pelo rosto, chorei, chorei tanto...que não me lembro se cheguei a adormecer.

Juro, juro mesmo que na manha seguinte ainda pensava que se tinham enganado no hospital e que não tinha sido a minha avó...afinal, erros acontecem, qualquer pessoa se pode enganar, talvez fosse uma pessoa com o nome parecido com o da minha avó...não podia ser ela. 
Aguardei até que a trouxessem. Entrei na igreja, de longe via-se que estava ali um corpo...aproximei-me, sim era a minha avo. Linda, serena, perfeita, sem qualquer expressão de dor ou sofrimento. Esperei, esperei que abrisse os olhos e sorrisse para mim...Toquei-lhe com a mão no rosto como que a fazer-lhe um carinho. Assustei-me, senti um arrepio pelo corpo todo. Assustei-me, a minha avó estava gelada. Não podia ser, a minha avó não gostava nada do frio, gostava de estar sempre quentinha...( oh avó, quis tanto por-lhe uma mantinha para a aquecer) eu queria a minha avó quentinha, ela estava tão fria...

E levaram-na de mim...eu não queria viver mais, não queria... Levaram-me tudo, não queria estar aqui sem a minha avó, senti-me tão perdida... Zanguei-me com ela por me ter deixado, depois zanguei-me com Deus por a ter levado, zanguei-me, e durante muito tempo zanguei-me comigo por ter deixado que ela fosse embora sem mim.
Mas tinha o meu bebe, que precisava ainda tanto de mim...e pedia todas as noites que o tempo passasse bem depressa para o meu filho crescer e eu poder ir encontrar a minha avó.

E durante, demasiado tempo, eu não a deixei partir! 
E dói, ainda dói muito!
Ainda não entendo o porquê!...

6 comentários:

  1. Passei pelo mesmo há 2 anos e custa imenso sempre.
    Sei o que sentes.
    Tens que ter força. A vida realmente continua... Mas elas estarão sempre presentes =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passei à muitos anos...continuo a passar!
      Dói sempre, mas tem dias que esta dor é bem mais acentuada...e sinto-me de novo lá no fundo.

      Seguir em frente, não é mesmo?

      Bjnhs

      Eliminar
  2. Passei pelo mesmo à sensivelmente 9 anos e eu ainda era uma miudinha...nao tive reação à noticia, pois horas antes eu tinha estado com ela e nao notei nada de errado. Ao longo dos anos é que eu fui percebendo o quanto falta ela me faz, era e sempre será a mulher mais importante da minha vida, uma mulher que se fosse nesseçário tirava do prato dela para por nos seus descendentes. Após 9 anos da sua morte ainda doi, a saudade ainda permanece e a vontade de ir ter com ela é tão grande que me esqueço que afinal de contas é por ela que eu luto para ser alguem na vida e dar lhe todas as alegrias possiveis. A MINHA AVÓ É TUDO PARA MIM!!!


    P.s.: tenho 13 anos e já passei por muito que muitas mulheres nem lhes ocorre virem a sofrer tambem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo
      A dor nunca passa,está sempre presente como a sua presença esta todos os dias no meu coração.

      És tão novinha...e já sentes uma dor tão grande, a dor da perda :(

      Espero que te lembres todos os dias que deves seguir em frente e ser feliz, afinal era isso, certamente, que a tua avó queria para ti.

      Bjnhs grandes, fica bem

      Eliminar