segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A mentira da vida

Li algures quando ainda era criança.

"Ensinaram-me as coisas importantes,
Que afinal o não eram.
Acumularam-me de conhecimentos,
De que ainda me liberto.
Ditaram-me nos cadernos de duas linhas,
Os exemplos que procuro não seguir.
Fizeram-me ler as historias de santos, sábios e heróis,
Que eu não quero ser nem imitar.
Aprendi a geografia dos comboios,
Para viver na era dos aviões.
Soube de cor todas as constelações,
Que hoje se escondem no fumo das cidades.
Ensinaram-me a pescar nos rios e regatos,
Em que boiam as garrafas de plástico.
Quando eu sabia tudo,
Atiraram-me para a vida de que eu nada sabia,
E onde era tudo ao contrario do que aprendera.
Habituei-me a raciocinar pelo contrario.
Não era infeliz, era desarmada.
E tive de aprender de novo,
Tudo o que não me haviam ensinado
E que eu quereria não ter aprendido."

Desconheço o autor

Sem comentários:

Enviar um comentário